Um recente estudo examinou os efeitos de uma dieta com alto teor de gordura e pobre em fibras, versus uma dieta com baixo teor de gordura e rica em fibras, com indivíduos de 39 anos na meia idade, homens saudáveis. Os indivíduos fizeram a dieta por oito semanas, a ingestão de calorias totais e níveis de atividade física não se alterou durante esse período. As concentrações de testosterona também foram estudadas em 30 indivíduos saudáveis, homens de meia idade, durante o programa nutricional.. Estes assuntos foram basicamente ligados a uma dieta com baixa gordura e, elevado em fibras.
A dieta mais elevada em gordura no primeiro estudo diminuíram o peso dos indivíduos em 1 Kg. A dieta com menor teor de gordura e, rica em fibras, os níveis de testosterona baixaram cerca de 15%. Assim, a redução da ingestão de gordura com o aumento das fibras leva a uma queda drástica nos níveis de testosterona. Resultados semelhantes foram relatados no segundo estudo.
Comer pelo menos 30% do seu total diário de calorias provenientes de gorduras - 10% de gordura saturada, 10% de gordura monoinsaturada e 10% de gordura poli-insaturada - com a maioria sendo gordura omega-3. Comer frutas e verduras para obter polifenóis e fibras é indicado, mas não poupem em gordura, pois ela é essencial para a formação de hormônios esteróides naturais, e testosterona é um dos principais hormônios esteróides anabolizantes. A gordura saturada é particularmente importante, por isso não poupem em carne, também. De fato, um estudo da Penn State (University Park) descobriram que os homens treinando pesado que comem pequenas quantidades de gordura saturada tinha os níveis de testosterona significativamente mais baixos que aqueles que comeram maiores quantidades de gordura saturada.