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HORMONIO DO CRESCIMENTO Dr. Antonio Felix - Médico Colunista de Medicina Esportiva ARTIGO MÉDICO – N. 53 - AUTOR: DR. ANTONIO FELIX DOS SANTOS FILHO – MÉDICO REPOSIÇÃO HORMONAL - HORMÔNIO DO CRESCIMENTO Com as evoluções recentes da medicina e ciências biológicas em geral, estamos observando vários usos práticos e modernos para o benefício do ser humano.Como exemplo temos a descoberta genética – recombinação – para a produção de medicamentos hormonais. Esses hormônios são utilizados para a reposição hormonal em pessoas necessitadas. Para que nós médicos saibamos se alguém está com deficiência hormonal é necessário que realizemos um exame físico geral e solicitemos exames complementares para confirmarmos esta deficiência. Como exemplo vamos citar pacientes do sexo masculino com baixa do hormônio do crescimento. Inicialmente vamos falar um pouco sobre este hormônio. GH- Growth Hormone – ou human growth hormone ( hGH) – hormônio do crescimento humano ( a estrutura do GH difere entre as espécies ): é um hormônio anabólico que afeta todos os sistemas corporais e é importante no crescimento muscular.É composto por 191 aminoácidos ( estruturas que formam as proteínas do corpo ). Antigamente as indústrias farmacêuticas produziam o GH a partir de glândulas pituitárias retiradas de cadáveres.Isto terminou em 1984 quando cientistas descobriram uma ligação entre este GH e o desenvolvimento de uma doença viral conhecida como “ doença de Creutzfeldt-Jakob. Em 1985 foi aprovada para uso a primeira versão da bioengenharia do hGH.Em 1987 outro produto recombinante – somatropin ou somatropina - foi liberado para uso. Em 1990, exatamente no dia 27 de julho o jornal Folha da Tarde, em artigo escrito pelo jornalista Lupercio Tomaz, na pagina 04, apresentou o autor deste texto, Dr. Antonio Felix dos Santos Filho como “um dos pioneiros na utilização do hormônio de crescimento no Brasil” em artigo cujo título é “ELIXIR DA JUVENTUDE”. Na época, um médico pesquisador americano apresentou um trabalho com idosos onde demonstrou que a administração do hormônio por um mínimo de 6 meses levava à melhora na espessura e elasticidade da pele, redução do tecido gorduroso, aumento dos músculos e fortalecimento dos ligamentos e tendões. Sabe-se que, a partir dos 30 anos de idade, a produção do hormônio de crescimento pelo organismo humano vai decrescendo até chegar em torno de um quinto daquilo que era produzido na adolescência. O GH tem seu uso preciso em determinadas doenças : BAIXA ESTATURA POR DEFICIÊNCIA DE GH ; PUBERDADE PRECOCE E USO DE GH ; EMPREGO DE GH EM ADULTOS COM DEFICIÊNCIA DE HORMÔNIO DE CRESCIMENTO ; EMPREGO DO HORMONIO DO CRESCIMENTO EM IDOSOS( doenças com nomes antigos como nanismo hipofisário, etc ) contudo, vem sendo usado de forma indiscriminada por praticantes de esporte em todo o mundo e no Brasil. NOS CANTINHOS DE ALGUMAS ACADEMIAS PELO MUNDO TODO ALGUNS USUÁRIOS SEM CONTROLE NENHUM DIZEM QUE O GH POSSUE PROPRIEDADES ANABÓLICAS EXAGERADAS LEVANDO A UM GRANDE AUMENTO DOS MÚSCULOS E DA FORÇA CORPÓREA. Um alerta: embora o produto comprado de laboratórios reconhecidos seja inteiramente adequado para o uso, o mesmo não podemos dizer de frascos contrabandeados , vendidos ilegalmente, sem prescrição ou acompanhamento médico, os quais podem levar diversos danos ao organismo humano. Contudo, não se pode sair por ai comprando GH de qualquer modo.É preciso um bom acompanhamento médico de profissional que entenda desta área pois, existem vários efeitos colaterais como aumento da taxa de açúcar no sangue, hipertensão arterial, distúrbios cardíacos, deformações na face, mãos e outras extremidades do corpo.O uso indiscriminado do GH pode levar a uma doença conhecida como Acromegalia com hipertrofia do ventrículo esquerdo e diminuição da capacidade para o exercício. Este hormônio tem um preço relativamente alto em comparação com outros medicamentos.Como exemplo, nos Estados Unidos alguns atletas chegam a gastar cerca de 30.000 dólares (em torno de R$ 72.000,00 com o dólar a R$ 2,40 ) por ano somente com o GH. Está existindo um aumento crescente de interesse pelo uso do GH em homens com idade mais avançada pelos efeitos do hormônio nesta faixa etária, tais como: aumento da força muscular, melhora da densidade óssea, do aspecto da pele, da motivação, da composição corporal, redução da gordura e outros. EM RESUMO O GH, JUNTAMENTE COM OUTROS HORMONIOS, PROMOVE EM CERTAS FASES DA VIDA UM AUMENTO DOS ÓSSEOS, DA MASSA MUSCULAR, MELHORA NA ESTRUTURA DA PELE, NO ÂNIMO, DISPOSIÇÃO E ASSIM POR DIANTE. TAMBÉM, A SUA DEFICIÊNCIA VAI LEVANDO O ADULTO A MANIFESTAR SINTOMAS E SINAIS. Alguns estudos científicos americanos demonstram que o uso de GH por um período curto em nada melhora as condições do corpo humano. Em resumo: há lugar na terapêutica moderna para a reposição hormonal do GH. É preciso uma boa avaliação médica, exames laboratoriais, administração por um período de meses com exames clínicos periódicos e exames de controle para se evitar os efeitos colaterais. Os bons resultados são aparentes naqueles que fazem o uso adequado levando a uma melhora do estilo de vida com recuperação de bons hábitos perdidos como a prática de exercícios, melhora do humor , disposição para as atividades e assim por diante. http://www.muscles.com.br/_colunistas/dr-antonio-felix/colunas/hormonio-do-crescimento/
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CREATINA - SUA EFICIÊNCIA NO AUMENTO DE MASSA MAGRA E FORÇA André Della Creche - Prof. de Ed. Física Colunista de Nutrição e Suplementação Esportiva A Creatina é um nutriente natural encontrado em carne animal, é considerado um efetivo nutriente ergogênico e a suplementação da creatina melhora o desempenho físico humano (Melvin e Branch, 1998). A Creatina é bastante utilizada para melhorar o desempenho humano por ter excelentes resultados rápidos (Bemben e Lamont, 2005). Entretanto seu uso não está somente relacionado à prática esportiva, outros trabalhos explicam a suplementação com creatina resulta em aumento da sua biodisponibilidade plasmática e também de seus estoques em inúmeros órgãos (Vieira e colaboradores, 2008). A creatina exerce importante papel na contração muscular e são encontrados estoques de cerca de 120g de creatina em um homem de 70 kg (Rebello e Tirapegui, 2002). Através da suplementação com creatina é possível regular a homeostase da glicose, aumentando sua captação pelos tecidos periféricos. (Freire e colaboradores, 2008). Estudos mostram que a suplementação de creatina aumentou significantemente a potência muscular durante exercícios intermitentes de intensidade máxima (Gualano e colaboradores, 2008). Ainda, estudos mais precisos ressaltam que a ingestão de 5 doses de 5g de creatina por dia durante 7 dias pode aumentar em até 40% a força da musculatura esquelética (Preen e colaboradores, 2003). http://www.muscles.com.br/_colunistas/andre-della-creche/colunas/creatina---sua-eficiencia-no-aumento-de-massa-magra-e-forca/
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Pré e Pós Treino


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Um rápido resumo do que comer e quando comer

No pré e pós treino são os momentos mais importantes para comer e para completar o máximo de ganhos. Aqui, o foco é sobre os conceitos básicos - proteínas e carboidratos, os dois nutrientes críticos de sua pré-refeição e pós-refeição para os treinos - e dividi-los em três categorias: ouro (melhor), prata (segundo melhor) e bronze (terceiro melhor).

PRÉ-TREINO

Ouro: Combo de suplementos.

## Whey Protein
A proteína de mais rápida absorção disponível.

Quando: Dentro de 30 minutos antes dos exercícios.

Porque: Para aumentar a energia durante o treino, diminuir a degradação muscular e, aumentar a recuperação no pós treino para o máximo de crescimento muscular.

Quanto: 20 gramas.

## Suplemento de amido de milho
A sua lenta digestão é importante, produto de carboidratos complexos.

Quando: Dentro de 30 minutos antes dos exercícios (misture com sua whey protein).

Porque: Fornece energia de longa duração que não vai inibir a queima de gordura durante o treino.

Quanto: 20-40 gramas

Prata: Suplementos e alimentos.

## Whey Protein
Veja acima

## Maçã
Digestão lenta de carboidratos

Quando: Dentro de 30 minutos antes dos exercícios.

Porque: Frutas de carboidratos de lenta digestão fornecem energia de longa duração para o treino e não vai inibir a queima de gordura. Polifenóis em maçãs podem queimar gordura e aumentar a força muscular.

Quanto: 1 grande (110 calorias, 0 gramas de proteína, 30 gramas de carboidratos e 0 gramas de gordura).

Bronze: Alimentos.

## Pedaço grande de atum light
Baixa quantidade de gordura, rápida digestão e, muita quantidade de proteína.

Quando: Aproximadamente 60 minutos antes dos exercícios.

Porque: Todo alimento demora mais tempo para digerir do que a Whey Protein (soro do leite), assim você precisará comer 1 hora antes do treinamento para obter a proteína no momento correto.

Quanto: 140 gramas (136 calorias, 28 gramas de proteína, 2 gramas de carboidratos, 1 grama de gordura).

## Laranja
Carboidrato de lenta digestão.

Quando: 30-60 minutos antes dos exercícios.

Porque: Energia duradoura para os exercícios que não vai inibir a queima de gordura. A vitamina C nas laranjas podem aumentar os níveis de óxido nítrico.

Quanto: 1 grande (86 calorias, 2 gramas de proteína, 22 gramas de carboidratos e, 0 grama de gordura).

PÓS-TREINO

Ouro: Combo de suplementos.

## Whey Protein
Rápida digestão e disponibilidade de proteínas.

Quando: Dentro de 30 minutos após o treino.

Porque: Nutriente crítico para impulsionar o crescimento muscular.

Quanto: 20 gramas

## Caseína
Proteína de lenta digestão.

Quando: Dentro de 30 minutos após o treino.

Porque: Tomando caseína com proteína do soro do leite (whey protein) após os exercícios estimula o crescimento muscular melhor do que whey sozinho.

Quanto: 20 gramas

## Vitargo
Um carboidrato complexo que é realmente muito fácil de digerir.

Quando: Dentro de 30 minutos após o treino (misture com as proteínas em pó).

Porque: Digere mais rápido do que o açúcar, aumenta a insulina e, é superior que a dextrose e maltodextrina para uma melhor recuperação e crescimento muscular após os treinos.

Quanto: Cerca de 35-70 gramas

Prata: Suplementos e Alimentos.

## Whey Protein
Ver acima.

Quanto: 40 gramas.

## Gummi Bears
Um doce de rápida digestão.

Quando: Dentro de 30 minutos após o treino.

Porque: Estes doces são na maior parte açúcar, que digere rapidamente para aumentar os níveis de insulina que melhora a recuperação muscular e crescimento.

Quanto: 20-40 Gummi Bears (135-270 calorias, 3-6 gramas de proteína, 30-60 gramas de carboidratos e, 0 gramas de gordura).

Bronze: Alimentos.

## Leite com chocolate
Leite com chocolate (com açúcar).

Quando: Dentro de 30 minutos após o treino.

Porque: Aumenta a síntese de proteínas após os treinos quase tão bem como whey protein. Utilize leite integral, ele é melhor para impulsionar o crescimento muscular do que aqueles com baixo teor de gordura.

Quanto: 3 xícaras (624 calorias, 24 gramas de proteína, 78 gramas de carboidratos e, 24 gramas de gordura).



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