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Como nosso cérebro nos ajuda a retomar o controle Quando o assunto é a retomada aos treinos mais pesados, ou a dieta para competições ou emagrecimento, a tendência é sempre se inspirar na rotina dos grandes ídolos, mas seria isso o melhor molde para nós? Ainda mais se você tiver alguma tendência do comportamento ao vício, isso pode ser um problema. Ok! O que podemos fazer? Usar nosso cérebro ao nosso favor. Falando em exercícios especificamente, no âmbito neurológico, a quantidade de exercício que você necessita depende muito do volume e intensidade em que você os faz. E a velha máxima de exercícios aeróbicos, três vezes por semana para a prescrição a um sedentário, é só o começo, e isso tem que ficar claro ao aluno/paciente. Depois de um tempo o cérebro faz com que o corpo e os músculos se acostumem. O cérebro adora mudança e odeia rotina, e rapidamente se adapta. E que gosta de rotina? Se fossemos discutir bioquimicamente e numa linguagem mais técnica-científica íamos ver que o melhor seria fazer exercícios físicos pela manhã, pois o cérebro está mais ?preparado? para essa façanha. O importante mesmo é façamos, nem que você faça um ?aeróbico? para relaxar após o serviço, no lugar da tradicional cervejinha. São trocas do bem. Recentemente na minha rede social propus essa #trocadobem. O que mais nós vemos nas academias é as pessoas super empolgadas nas primeiras semanas, se matriculando em todas as aulas e fazendo treinos resistidos todos os dias. O grande desafio é manter esse ?pique? por muito tempo. Devemos tomar cuidado para não exagerar no começo e realmente fazer algo que possa manter no longo prazo. Rotina é um veneno para o cérebro; para ele tudo que é previsível é fadado à derrota, uma vez que o excesso de previsibilidade subutiliza o poder do córtex cerebral de formar novas associações (novas conexões neuronais ? o que significa aprendizado). Enquanto que, tudo o que é novo para o cérebro, estimula a comunicação entre os neurônios. Quanto mais opções você tiver, maior a chance de continuar a se exercitar ao longo da vida. O primeiro de tudo é adaptar-se, e adaptar o cérebro para as novas atividades, isso pode levar até semanas. Se você ainda não desenvolveu o habito do exercício, talvez seja útil ir treinar com uma companhia, para a estimulação da área de sociabialização cerebral poder atuar melhor. Muita gente pensa no exercício só como um exterminador de calorias, ou como um meio de emagrecer. Se você programar seu cérebro para agir assim, você estará programando-o para um enfadonha missão, que o levará a rotina e ao tédio. Vale lembrar que os exercícios vão muito além desse pensamento. A dopamina produzida durante o exercício se conectará aos receptores e assim amenizará a fome psicológica que nos faz engordar. Com o tempo a atividade produzirá mais receptores D2 (receptor D2 de dopamina) e restaurará o equilibrio no sistema de recompensa. Para uma pessoa que tenha uma imagem corporal negativa, mudar o foco do corpo para o cerebro pode ajudar num processo poderoso de estímulo e na motivação. O exercício físico não é necessariamente a cura para problemas psicológicos de baixa-motivação, ou afins, mas é o único tratamento que conheço que funciona de cima para baixo e de baixo para cima, reprogramando o cérebro para evitar o padrão de vícios e rotinas que nos impomos. Faça o seguinte,te convido ao seguinte: Tente, talvez você vicie. Prof. Leandro Rhein é Coordenador de Pós-Graduação na Universidade Braz Cubas. Neurorreabilitador Visual. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Neurofisiologia. Autor de 11 livros na área de Neurologia da Visão e Optometria. Também é Sociólogo e discente de Educação Física. Iniciou uma Reeducação alimentar e atividade física em 2012, após ter lutado por vários anos contra um câncer de intestino, e emagreceu 30 kg, saiu do sedentarismo a prática de Triathlon e Musculação. Com incentivo de sua amiga Alcimara, pretende um dia quem sabe se tornar um Bodybuilder. http://www.muscles.com.br/_colunistas/leandro-rhein/colunas/como-nosso-cerebro-nos-ajuda-a-retomar-o-controle/
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Arginina


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A l-arginina impulsiona o transporte de oxigênio nos pulmões durante o exercício

A arginina é um aminoácido importante para o aumento da liberação de óxido nítrico (NO) pelas células que revestem os vasos sanguíneos. NO ajuda a regular o fluxo sanguíneo. Aumentar os níveis de NO poderia promover o fluxo sanguíneo muscular e melhorar a capacidade de regular a distribuição de sangue durante o exercício. Um estudo da Universidade de Gent na Bélgica, descobriu que a l-arginina melhorou a função pulmonar durante o exercício em sete homens fisicamente ativos. Eles receberam l-arginina (7,2 gramas por dia durante 14 dias) ou um placebo (arginina falsa). A l-arginina acelera a velocidade de transporte do oxigênio nos pulmões. L-arginina foi eficaz porque, provavelmente, aumentou os níveis de NO no sangue, que promoveu o fluxo sanguíneo pulmonar. (Medicine Science Sports Exercise, 41:1626-1632, 2009)



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Tome arginina para obter um extremo bombeamento, maior força, crescimento dos músculos e também perda de gordura

Na FLEX nos levamos os suplementos a sério. Um bom suplemento não é suficiente para nós - nos queremos fazer melhor. Nós fizemos pesquisas e fizemos nossas próprias experiências para achar a dose apropriada, tempo e combinações para aumentar os resultados de cada suplemento, aí nós dividimos essa informação com vocês, para que aí você possa usar esses segredos do suplemento na sua busca da boa forma.

Esse mês nós pesquisamos a arginina e os milhares de benefícios que esse suplemento tem a oferecer.

Os fisiculturistas usam arginina por duas razões. A primeira vem de décadas - estimular o aumento dos níveis de hormônio. A arginina pode aumentar o GH (Hormônio do Crescimento), inibindo o hormônio que impede o aumento do GH. Por diminuir a liberação do GHIH, arginina estimula a produção do GH.

Nos anos 90 os suplementos de óxido nítrico foram desenvolvidos para reinventar muitos processos físicos. Também foi descoberto que o corpo produz NO (óxido nítrico) apartir da arginina. Essa descoberta iniciou uma onda de suplementos de NO contendo arginina como o principal ingrediente. Hoje em dia NO's possuem habilidades para dilatar as veias e é a principal razão pelos bodybuilders tomarem arginina. Veias dilatadas são amplamente abertas, permitindo mais sangue fluindo dentro dos músculos, junto com ótimas quantidades de oxigênio, nutrientes, hormônios anabólicos e água. Esses resultados promovem um grande músculo bombado, maior força (como descoberto em um estudo de 2006), aumentando o crescimento do músculo e até mesmo da massa muscular (como visto em um estudo de 2007).

Para aproveitar todos os benefícios que esse aminoácido oferece, você precisa ter atenção com alguns fatores muito importantes: Quando tomar, qual forma da arginina é mais adequada, dose apropriada e, para aumentar esses efeitos, empilhar arginina com outros suplementos.

Quando: Pesquisas estão demonstrando agora, na verdade para muitos suplementos, que o momento de consumo é um dos aspectos mais críticos para tomar arginina. Quando se fala em aumentar os níveis de NO, nenhuma hora do dia é mais importante que 30-60 minutos antes dos exercícios. Aumentando os níveis de NO antes dos exercícios você dilata as suas veias para obter mais circulação sanguínea, oxigênio, nutrientes e hormônios anabólicos.

Isso irá criar um grande estímulo durante o exercício, assim como aumentar seus níveis de energia e permitir que você treine mais pesado e por mais tempo. Vai também beneficiar a reconstrução do músculo e o crescimento posterior. Na verdade, você deve considerar tomar uma segunda dose de arginina depois dos exercícios, além disso aumenta a circulação do sangue para os seus músculos para uma melhor recuperação dos músculos e crescimento.

Tomar arginina antes e depois dos trabalhos também vai aumentar os níveis de GH no momento em que esses hormônios podem realmente aumentar o crescimento dos músculos e até a queima de gordura.

Outra importante hora para tomar arginina é antes do café da manhã - isso aumentará os níveis de GH e NO, então você pode iniciar o dia em um estado anabólico. Também tomar arginina uns 30-60 minutos antes de dormir aumenta o nível de GH enquanto você dorme e pode aumentar as chances de reconstrução e crescimento muscular.

Arginina é muito melhor absorvida quando o seu estômago está vazio. Você deve tomar cada dose uma hora depois da sua ultima refeição e 30-60 minutos antes da próxima. Claro que isso pode ser um pouco difícil no seu horário de trabalho, quando você deve também consumir shakes de proteínas, e carboidratos. Tome a sua dose de arginina imediatamente depois do seu trabalho e consuma suas doses de proteínas e carboidratos 30 minutos antes. Tome a dose da manhã de arginina depois de levantar e espere de 30-60 minutos para tomar o seu café. Tome sua dose da noite de arginina 30-60 minutos antes da sua última refeição da noite.

Formas: As formas mais comuns de arginina que você vai encontrar para venda são l-arginina, arginina alpha-ketoglutarate e arginina ethyl ester. A forma mais simples e que foi avaliada por mais tempo é a L-arginina. Pesquisas confirmaram que essa forma de arginina é efetiva para aumentar os níveis de GH e NO. Ainda alguns cientistas descobriram que l-arginina é por algum motivo mal absorvida pelo corpo.

Algumas das novas formas de arginina aparentemente parecem ser melhores absorvidas e utilizadas. Arginina alpha-ketoglutarate é composta de 2 moléculas de arginina por uma molécula alpha-ketoglutarate. Acredita-se que essa nova forma de arginina é mais facilmente absorvida pelos intestinos. A molécula alpha-ketoglutarate é a precursora do aminoácido glutamina. Muitos estudos mostraram que essa forma de arginina aumenta a força e os ganhos dos músculos. Uma outra nova forma de arginina, arginina ethyl ester é arginina com um grupo de "ester" (um ácido e um álcool) que agem juntos. A adição do grupo "ester" aumenta as habilidades da arginina de passar entre as membranas, assim como os intestinos o que permite uma absorção mais fácil e melhor utilização pelo corpo, assim como outros benefícios para os músculos.

Dosagem: Se você está usando l-arginina ou arginina alpha-ketoglutarate para aumentar os níveis de NO, você precisa tomar de 3-5 gramas em cada dose. Se o tipo é arginina ethyl ester você deve baixar a dose para 2-3g. Fazer isso é a melhor forma. Se o seu propósito é aumentar os níveis de GH você precisa tomar 9g para obter efeito máximo.

Portanto, você precisa de umas gramas extras para aumentar os níveis de GH. Se você está usando arginina ethyl ester você deverá provavelmente dobrar a dose em aproximadamente 6g.

Empilhamento: Se você leu os ingredientes na lista dos estimulantes de NO, você vai perceber a adição de arginina e muitos outros suplementos. Esses são adicionados para aumentar os efeitos da arginina. Uma adição comum é a citrulina. Esse aminoácido não somente promove energia como também aumenta os níveis de arginina no sangue que pode ser convertida em NO e GH. Procure por suplementos que contenham de 1-3g de citrulina na dose. O corpo precisa de uma enzima chamada "nitric oxide synthase" para converter arginina em NO. Para aumentar a quantidade de arginina que é convertida em NO, você precisa tomar um suplemento que aumenta a atividade das NOS, assim como 50-100 miligramas de Pycnogenol (a marca registrada do extrato de uma arvore de pino marítima Francesa), ou 100-200 mg do American ginseng. Você deve também considerar tomar suplementos que diminuem a quebra do NO para aumentar os efeitos no corpo por mais tempo. Um jeito fácil é tomar de 500-1000g de vitamina C, uma pesquisa mostrou que essa vitamina protege o NO prevenindo a degradação por radicais livres.

Com a adição de suplementos que aumentam a produção de NO e diminui a sua quebra, você deve também considerar tomar suplementos que aumentam a circulação do sangue através de um mecanismo que não age no NO. Rutaecarpine é um extrato da "Evodia rutaecarpa", uma erva que promove a dilatação das veias por alterar os níveis de cálcio nas células que formas as veias. Tome 10-100 mg de rutaecarpine com cada dose de arginina para aumentar a dilatação das veias.



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Comentários sobre Arginina
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Matheus
SALVADOR - BA
20/01/2013

Durante muito tempo a ação positiva da arginina foi atribuída à capacidade de aumentar a secreção do hormônio do crescimento (GH), favorecendo o ganho de músculo e perda de gordura. Hoje, muito se fala sobre dois outros mecanismos incorporados a essa ação positiva: 1) aumento do nível de monóxido de nitrogênio (NO) e 2) síntese de creatina. O NO favorece o anabolismo e também a oxigenação dos músculos. Como precursora da creatina, a arginina aumentará nossa capacidade de síntese de creatina, o que irá aumentar a força e melhorar a recuperação. A arginina também atua como substância antifadiga,diminuindo a produção ou acelerando a eliminação de résíduos metabólicos como o amoníaco, produzidos em excesso durante um esforço.


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